A maca peruana é cultivada exclusivamente na região dos andes (Peru) em grandes altitudes onde atinge seu melhor potencial de desenvolvimento. É popularmente utilizada como um tônico sexual e da fertilidade.
A forma mais comum no Brasil é a de raiz amarela que atualmente é muito apreciada pela sua ação afrodisíaca. Pesquisas recentes tem apontado também bons resultados para controle dos sintomas da menopausa.
INDICAÇÕES
VAI BEM COM
COMO TOMAR
Cápsulas • Uma forma efetiva porém com um tempo de resposta mais lento e mais brando, mas com a vantagem de evitar o gosto. Tomar 1500 a 3000 mg ao dia para cápsulas.
Pó cru • A maca peruana é tradicionalmente considerada e consumida como um alimento. Seu efeito é dependente do quanto e por quanto tempo se consome, por isso o pó costuma ser mais efetivo apesar do gosto desagradável. Geralmente é consumido com sucos, vitaminas para tornar mais palatável. Tomar de 1 colher de sopa (10g) em pó ao dia.
Pó em infusão (Caldo) • Uma das formas mais efetivas apesar do forte sabor. Ferva 200 ml de aguá e em seguida adicione uma colher de sopa (10 g) de maca peruana, dissolva bem e aguarde 15 minutos antes de tomar. Apresenta um resultado mais rápido e mais forte que a forma crua. Tome uma vez ao dia.
PARA QUE SERVE
Ejaculação precoce • Impotência • Falta de desejo sexual (inclusive devido ao uso de antidepressivos e menopausa) • Auxiliar na depressão • Auxiliar na ansiedade • Falta de motivação e força de vontade • Variações de humor • Protetor do sistema nervoso • Falta de memória • Melhora da cognição
Afrodisíaco
Pesquisas indicam que a ação da maca peruana no campo sexual é não hormonal, ou seja, seus efeitos ocorrem sem que haja alterações nos níveis de testosterona ou estrógeno. Isso ocorre pois os componentes da maca tem ação similar a estes hormônios proporcionando efeitos similares.
Entre esses efeitos se destaca o aumento da libido e uma melhora significativa da saúde sexual de homens e mulheres em vários quesitos. Dentre eles podemos destacar o aumento de desejo em relação ao parceiro(a), duração e qualidade da ereção, volume e qualidade (aumento da fertilidade) do esperma e recuperação rápida para nova relação pós-ejaculação. Em mulheres especificamente, melhora a lubrificação e facilita o orgasmo.
Ainda não é bem conhecido o efeito da maca peruana sobre a pressão arterial. O uso popular não revela muitas ocorrências de aumento nem de redução. Apesar disso, alguns indivíduos ao utilizar a maca peruana experimentaram um aumento leve da pressão arterial. Por isso, caso você seja hipertenso utilize com cautela.
Depressão e ansiedade
A maca melhora a resposta a quadros depressivos aumentando a disposição para realização de atividades que requerem esforços. Por isso costuma ser apreciada por atletas ou mesmo para quem pratica atividades físicas. Pode também auxiliar mulheres no período da menopausa a controlar as variações de humor.
Sistema nervoso, memória e cognição
Estudos demonstram resultados positivos das variações de maca peruana na proteção e desempenho do sistema nervoso. Parâmetros como memória e cognição podem melhorar com o uso.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade